sábado, 28 de junho de 2014

Seminário temático discute o papel da mídia no Vale do São Francisco



 Por: Comissão Organizadora

Com a proposta de avaliar os conteúdos que são produzidos pela mídia regional e discutir como as editorias de cultura, política, educação e esporte são pautados pela imprensa em Juazeiro - BA e Petrolina- PE, os alunos da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, em Juazeiro, realizaram na última sexta-feira (27) um seminário temático sobre a Mídia no Vale do São Francisco. O encontro que aconteceu no Departamento de Ciências Humanas (DCH III) da universidade reuniu um público de cerca de 30 pessoas.

O evento foi organizado por estudantes do 8º período do curso de Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios e é resultado da conclusão da disciplina Crítica da Mídia, ministrada pelo professor Cosme Batista.

Na composição da mesa estavam presentes profissionais da imprensa regional como o radialista esportivo Herbert Mouze, o radialista Omar Babá Torres, o jornalista Jota Menezes e o professor Josemar Pinzoh, os quais, promoveram reflexões a cerca do papel da mídia em relação à produção e veiculação de notícias e responsabilidades sociais. Cada um dos convidados expuseram suas ideias sobre a mídia nacional, mas principalmente aos veículos de comunicação do Vale do São Francisco.

Para a estudante de jornalismo, Ana Charlote Reis, o seminário contribuiu para aproximar os estudantes e os veículos de comunicação. “O debate contribuiu para que os estudantes aprimorassem suas críticas, a respeito das mídias, e também ouvissem opiniões de quem faz o trabalho na prática, saindo um poco da zona de conforto que é a sala de aula”, disse.

Em suas colocações o doutor em educação, Josemar Pinzoh, destacou que a mídia precisa se aprofundar mais na abordagem dos conteúdos. “As matérias estão cada vez mais superficiais, não há um aprofundamento”, afirmou. 

O professor lembra ainda que a imprensa esquece do seu papel educativo e dá visibilidade a notícias inúteis, durante o comentário o professor lembrou das várias matérias dando enfoque as plásticas da cantora Anitta. “Em que isso vai contribuir na vida da população”, concluiu. 

O radialista Herbert Mouze, que atua na cobertura esportiva na cidade desde os 20 anos, e comentou sobre a postura da mídia na cobertura esportiva feita em Juazeiro. Para o radialista, junto com a profissionalização dos clubes de futebol em Juazeiro vieram também as implicações políticas, o que vê como um ponto negativo. “Se a gente faz um comentário ruim sobre um grupo, as pessoas associam ao político e vise e versa”, disse.  

“Folha de São Paulo, Estadão, O Globo...”, foi citando alguns veículos de comunicação, no qual os donos são políticos, que o radialista Babá Torres começou a sua explanação. O radialista expôs a realidade da imprensa brasileira relacionado à cobertura política.

O jornalista, Jota Menezes, parabenizou a iniciativa dos estudantes e avaliou que o debate é uma ferramenta fundamental para a construção de soluções para alguns desses problemas. “Se eu disser que tenho a receita do bolo pronta para resolver os problemas da educação, da cultura e cidadania. Não, eu não tenho. É preciso debater e trazer essas discussões para a sala de aula, para os fóruns de debate, trazer para os programas de rádio e televisão. Sempre com um diálogo aberto e sincero”, argumentou o professor. 

A realização do debate foi uma das atividades feitas pelos estudantes de jornalismo durante a disciplina Crítica da Mídia, que também incentivou a alimentação do Observatório da Mídia no Vale do São Francisco, http://www.midiasdovale.blogspot.com.br/ . O professor da disciplina de Crítica da Mídia, Cosme Santos, avalia de forma positiva a construção do observatório e do próprio debate. “É de grande importância, não só para se fazer somente a crítica do que falta na mídia, mas também de destacar o que tem de bom na mídia. E ainda, incentivando os alunos a analisarem suas próprias produções, enquanto estagiários”, concluiu.