segunda-feira, 14 de julho de 2014

A abordagem da Copa do Mundo nos blogs da região

Por Paloma Jasmini
A abordagem da Copa do Mundo 2014 nos blogs da região, mais especificamente o Blog do Carlos Britto, Blog do Geraldo José e Blog do Banana, basicamente se limita em textos retirados de outras agências de notícias que são postados na íntegra (apontando sempre a fonte da informação). Os únicos textos mais diversificados e de autoria própria são, na verdade, os artigos de opinião produzidos por leitores colaboradores.
Dentre esses três blogs observados, o tema em questão (ao menos a partir deste ano) aparece como algo distante da realidade local. Apenas o Blog do Carlos Britto ainda menciona algum reflexo da Copa do Mundo na cidade de Petrolina. Ainda assim são textos minúsculos (notinhas) que aparentemente surgiram de nada mais que uma simples observação do que há nas ruas da cidade.
Um exemplo disso é a nota intitulada “A uma semana da Copa, espírito verde e amarelo começa a dar as caras em Petrolina”, que explana o fato das ruas estarem finalmente sendo decoradas para o mundial e também o fato do comércio estar intensificando o investimento em artigos verdes e amarelos e a ornamentação de seu ambiente na temática da Copa.
Uma das mais recentes “matérias” divulgadas no Blog do Geraldo José foi uma nota simples sobre o resultado do amistoso que aconteceu na última sexta (06) entre o Brasil e a Sérvia. O interessante é perceber que mesmo para dar uma notícia tão breve e simplória, o Blog ainda recorreu a Portal R7, reproduzindo tal informação.
Mais interessante ainda é perceber que enquanto eles esquecem o local para pautar de maneira mais cômoda o nacional, uma agência de maior renome e distante dessa realidade como o Estadão deu matérias como “Professor da Univasf participa de estudo científico que vai auxiliar na Hidratação dos jogadores da Seleção Brasileira”, que traz o resultado de estudos de um professor da região que desenvolveu uma bebida isotônica com base na necessidade individual de reposição de nutrientes e líquidos.
Apesar da proximidade e, portanto, a possibilidade de explanar isso por outro viés e com mais detalhes, o Blog do Geraldo ainda optou por noticiar na íntegra a matéria do Estadão.
Enfim, as matérias difundidas nestes blogs, até então, foram matérias provenientes de outras agências de notícia. Deixa muito a desejar sobre a movimentação para a Copa aqui na cidade, já que quase todas as matérias abordam mais coisas como a convocação, venda de ingressos, programação dos jogos, ou seja, a Copa de um modo geral e como algo distante de nossa realidade.