sábado, 24 de maio de 2014

A estética do release



Por: Ana Carla Nunes


Release, uma constante nos blogs da região do Vale do São Francisco. Mas qual a verdadeira finalidade desse tipo de texto? Resumindo brevemente, os releases servem para divulgar ações/atividades de determinada entidade ou pessoa. Alguns textos, a depender da intencionalidade, podem até chegar a ter aparência e discurso promocional. Analisado e abordado de forma diferente, pode vir a fornecer pautas para os veículos que, por ventura, receberem esses textos. 

No entanto, o a maioria dos blogs, para não dizer todos, veiculam esses tipos de textos sem quaisquer análises ou revisão. Por vezes, podemos encontrar erros ortográficos ao longo do que está sendo descrito, mas a falta de percepção é tamanha que passa por despercebido. 

A internet é utilizada no Vale, principalmente para difundir os ideais políticos de cada um. O candidato X é melhor do que o Y, o vereador da oposição discursa e tem mais presença do que o vereador da posição situação. Parece que somente a análise política interessa. Não que essa tenha que ser descartada, mas outros segmentos merecem ser mencionados e pensados da mesma forma. 

E quanto à saúde, os postos estão abastecidos com medicamentos? E quanto à educação, as escolas estão todas com professores, merendeiras, funcionários e materiais didáticos necessários para o desenvolvimento do conhecimento? O uso dos releases deve ser analisado por esses “jornalistas” que tem tanto conhecimento sobre política. 

Ações como essas são corriqueiras, cotidianas e constantes. Durante o período das chuvas, no começo do mês de abril, em vários momentos a prefeitura de Petrolina enviou para os veículos de comunicação releases informando sobre as ações realizadas pela primeira dama da cidade. Pouco foi discutido sobre o assunto, já que muito se fala sobre a possível candidatura da mesma nas próximas eleições.

Nesse caso, os blogueiros poderiam ter realizado várias análises e debatido sobre o assunto. No entanto, por vezes, a ação era de apenas de divulgar o que tinha acabado de chegar na caixa de e-mail. Outro momento aconteceu durante a divulgação sobre a campanha de vacinação, que no Brasil inteiro foi lançado no dia 22, mas em Petrolina as doses começaram a ser disponibilizadas no dia 26 de abril. 

Ao falar sobre esse assunto em outros veículos, a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Petrolina, afirmou que a não disponibilização foi causada por conta do feriado prolongado que antecedeu o início da campanha. No entanto, nas cidades vizinhas da região, como Salgueiro e Juazeiro, as doses foram disponibilizadas, mesmo com o feriado prolongado.

A população pode ser prejudica por conta do atraso da distribuição, a exemplo a meta pode não ser atingida. Os grupos de risco podem não ser todos vacinados o que pode gerar transtornos e preocupações. 

Não é condenável o uso de releases, muito pelo contrário, eles são os aliados das reportagens. É através do que está sendo realizado que os veículos de comunicação realizam suas produções. O que deve acontecer é a interpretação desse suporte, de que forma pode-se tratar determinado assunto? A análise do discurso não deve girar somente em volta dos assuntos políticos, mas de como as suas ações e comportamentos podem refletir diretamente no cotidiano da população.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Novo layout no blog do Geraldo José, mas, e os textos?

Por: Alexandre Borges

Com um recém-inaugurado novo layout, que conferiu ao blog um ar minimalista e tornou-o mais funcional, o blog do Geraldo José (www.geraldojose.com.br) conseguiu um grande diferencial em relação aos demais veículos online da região: A interatividade com o leitor, que pode além de enviar sua matéria rapidamente - pelo espaço agora bem visível no canto superior -, acessar o site pelo celular sem que o mesmo apresente problemas de formato ou até mesmo escolher a cor predominante no endereço (entre azul, marrom, verde ou amarelo queimado).

Outra mudança que mostra que o blog está disposto a se adequar a chamada nova era virtual e suas mudanças é a área de destaques logo abaixo do título do mesmo, que acopla as principais matérias e permite ao leitor que ele pule entre uma e outra manchete.

A divisão por sessões no começo da página (Variadas, Policial, Espaço do Leitor e Política) também contribui para que a navegação seja facilitada e o espaço chamado de “Entre Aspas” (que traz uma fala destacada de alguma matéria) ajuda a dar um destaque maior a alguma frase específica que precise.

Contudo, mesmo com o veículo sendo um dos mais avançados não só neste sentido, mas também no de qualidade de linha editorial, algumas mudanças ainda são necessárias, especialmente no que diz respeito à superficialidade da maioria das notícias. 

Claro, em um mundo cada vez mais ágil, é necessária a capacidade de síntese e de transmitir a informação com a maior rapidez possível, contudo, na maioria das vezes, o blog acaba trazendo apenas as informações básicas que, mesmo que obedecendo aos critérios de noticiabilidades e sendo bem apuradas, poderiam trazer uma maior profundidade na sua apresentação, fontes além das oficiais para expandir o conteúdo das matérias e mais do que o básico “arroz com feijão” do quê, quem, como, onde e porquê – que é essencial, mas longe de ser a única coisa que compõe uma notícia. 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Naufrágio em Sento-Sé (BA)

Por Paloma Jasmini

No dia 30 de Abril as principais agências de notícia da região deram destaque à tragédia ocorrida no município Sento Sé-BA em decorrência do naufrágio de uma embarcação. A notícia também teve repercussão nacional, em sites de notícias como o R7, por exemplo. 
A informação no que diz respeito ao número de tripulantes é contrastante:

“ (...) havia 30 pessoas a bordo” (R7)
“No momento 45 pessoas estavam no barco” (Blog do Carlos Britto)
“(...) embarcação Travessia do Mar Vermelho, que naufragou com 40 pessoas” (Blog do Carlos Britto)
“A embarcação fazia a travessia com 40 pessoas a bordo” (G1 Bahia)
“com 32 pessoas a bordo.” (Diário da Região)
“ (...) a embarcação estava retornando de Remanso, com 32 pessoas a bordo.” (Gazeta)
“A embarcação estava com 40 pessoas na hora do naufrágio (...)” (Gazeta)
“A quantidade de passageiros ainda estão desencontradas (sic). O certo é que até o momento há 46 resgatados, uma criança morta e cinco desaparecidos.” (Blog do Vinícius)

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Sensacionalismo e a exploração do drama em matérias policiais

Por Maria Akemi Yamakawa

A maneira como o jornalismo brasileiro vem retratando os casos policiais já virou tema de inúmeras discussões entre profissionais da comunicação, tendo inclusive, se tornado tema de um livro produzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo. No Vale do São Francisco, é comumente copiado um padrão de exposição de programas de grande audiência como Cidade Alerta e Brasil Urgente, exibidos para todo país.

Na edição do jornal de meio dia, exibido na sexta-feira 11, a TV Grande Rio, em Petrolina exibiu uma matéria sobre um assassinato na cidade. Com pouca duração - menos de 30 segundos - a notícia abusou das imagens dramáticas e exploração da tragédia. Todo o “espetáculo” construído em menos de um minuto, poderia ter sido noticiado de outra forma, mas não seria suficiente para prender a atenção da audiência.

A cabeça da matéria – o título da notícia – foi lida pelo apresentador do telejornal, mas a opção ética do programa feriu os direitos da vítima e sua família. Tendo como opção de apresentar o fato ao público do telejornal apenas narrando o crime, as escolhas da edição optaram por noticiar a história utilizando recursos de imagem. 

De acordo com João Canavilhas, a opção do jornal se deu  pelo fato de  “para que as audiências aumentem é necessário tornar a informação mais apelativa e o caminho mais fácil é o da opção pela informação-espectáculo” (CANAVILHAS, 2001). Assim como jornais impressos, webjornais e o rádio, a televisão busca maior lucro (refletido na audiência) e faz uso de todos os meios para conseguir satisfazer seus anseios.