segunda-feira, 26 de maio de 2014

Cobertura da greve da PM no blog Geraldo José

Por Víctor Fonseca 

Tido como uma das mais influentes fontes de informações da população no Vale do São Francisco, sobretudo em Juazeiro, o blog Geraldo José se dedica a temas variados, entre eles a política. É sobre uma matéria nessa área, publicada em data de 16 de abril de 2014, às 18h30, com o título “Greve da PM – Governador diz que decisão unilateral de greve levou à solicitação de tropas federais”, que o presente trabalho pretende se debruçar, analisando-a sob diferentes aspectos.

A começar pelo título, ainda que baseado no dizer da autoridade, demonstra uma relativa incoerência ao acusar a categoria em greve de assim ter decidido de modo unilateral, algo redundante, afinal não é de acordos bilaterais que se originam greves, mas sim do rompimento por uma das partes que passa a desacreditar no processo de negociação.

O texto apresenta caráter promocional do Governo, com fortes trações de release de assessoria, sem em momento algum contestar a ideia apresentada ou confrontar com a visão da outra parte envolvida. Apenas fontes oficiais a favor do Estado foram consultadas, como o General que comanda a Região Militar e o Procurador-Geral do Ministério Público Estadual.

Assim sendo, o principal problema parece ser enfoque dado ao tema, enquadrado com um caráter predominantemente descritivo das ações do governo, sem analisar criticamente a pertinência das informações oficiais e o modo como os representantes da classe viam os fatos.

Por ser o blog um ambiente propício para discussões e reflexões, extrapolando o caráter de mero transmissor de notícias, cabiam perfeitamente indagações sobre todo o contexto que cercava uma crise de tal magnitude. Entretanto, a equipe de produção se limitou a reportar a mensagem oficial do Governo, sem abrir maior espaço para a devida releitura.

Também se detecta a ausência de dados para detalhar o que estava sendo anunciado, como a indicação de reajuste do percentual de gratificação, sem, contudo, apresentar o índice, número essencial para que cada leitor seja capaz de analisar individualmente qual das partes adotou uma posição mais razoável para o quadro que se apresentava.

Enfim, princípios basilares como a isonomia e imparcialidade não foram contemplados na produção da matéria, que se pautou unicamente na ideologia que o governador pretendia passar. As contestações naturalmente cabíveis não foram apresentadas, o que tira do texto uma riqueza necessária, que fortaleceria o caráter distinto que o blog se propõe a ter enquanto referência regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário