quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Um espaço para o leitor ser ignorado

Por Calincka Crateús

Após chuvas, em Juazeiro, alguns descasos com bairros da cidade baiana foram flagrados por alguns moradores que em busca de uma solução utilizaram o Espaço do Leitor no blog Geraldo José para ter voz e chamar atenção do atual prefeito Isaac Cavalcante.

Do dia 14 a 19 de novembro é possível ler os descontentamentos de moradores e leitores com as ruas esburacadas, alagadas, bairros que não são calçados e foram parcialmente obstáculos de veículos que atolaram ou perderam bastante tempo ao tentar sair de ruas precárias em Juazeiro da Bahia. O espaço para o leitor é uma categoria importante para informar como as notícias no blog estão sendo recebidas, respondidas e prestar o serviço de utilidade pública que é feito pelo próprio público.

O leitor tem as suas mensagens/pedidos e fotos publicados com o nome, mas em sua maioria não recebem a atenção que procuraram obter trazendo um recurso que possa resolver o perigo que há em ruas esburacadas utilizadas pela noite sem iluminação e/ou a possibilidade de atrair o mosquito da dengue em poças de água por bairros periféricos que são lembrados apenas em fase da campanha eleitoral.  A ausência da utilização de instrumentos jornalísticos, como um artigo de opinião do próprio Geraldo José, sobre o assunto é percebida e questionada: já que o jornalista está mais próximo da ASCOM da Prefeitura Municipal ao publicar releases sobre eventos e inaugurações da mesma, por qual motivo não mostrar e solicitar uma resposta esperadas por moradores e leitores?

Um blog com teor ou proposta jornalística não é um espaço virtual para apenas depositar notícias esperando que a população seja em sua maioria passiva: apenas recebendo a informação com conformismo. É preciso, além de informar, procurar a possibilidade de ser um intermediário ao tentar fazer um diálogo entre a população e a gestão da cidade para que medidas sejam tomadas e realizadas.

O Espaço do Leitor  pode ser visualizado por este link: http://migre.me/n0LEy


Nenhum comentário:

Postar um comentário