sábado, 24 de maio de 2014

A estética do release



Por: Ana Carla Nunes


Release, uma constante nos blogs da região do Vale do São Francisco. Mas qual a verdadeira finalidade desse tipo de texto? Resumindo brevemente, os releases servem para divulgar ações/atividades de determinada entidade ou pessoa. Alguns textos, a depender da intencionalidade, podem até chegar a ter aparência e discurso promocional. Analisado e abordado de forma diferente, pode vir a fornecer pautas para os veículos que, por ventura, receberem esses textos. 

No entanto, o a maioria dos blogs, para não dizer todos, veiculam esses tipos de textos sem quaisquer análises ou revisão. Por vezes, podemos encontrar erros ortográficos ao longo do que está sendo descrito, mas a falta de percepção é tamanha que passa por despercebido. 

A internet é utilizada no Vale, principalmente para difundir os ideais políticos de cada um. O candidato X é melhor do que o Y, o vereador da oposição discursa e tem mais presença do que o vereador da posição situação. Parece que somente a análise política interessa. Não que essa tenha que ser descartada, mas outros segmentos merecem ser mencionados e pensados da mesma forma. 

E quanto à saúde, os postos estão abastecidos com medicamentos? E quanto à educação, as escolas estão todas com professores, merendeiras, funcionários e materiais didáticos necessários para o desenvolvimento do conhecimento? O uso dos releases deve ser analisado por esses “jornalistas” que tem tanto conhecimento sobre política. 

Ações como essas são corriqueiras, cotidianas e constantes. Durante o período das chuvas, no começo do mês de abril, em vários momentos a prefeitura de Petrolina enviou para os veículos de comunicação releases informando sobre as ações realizadas pela primeira dama da cidade. Pouco foi discutido sobre o assunto, já que muito se fala sobre a possível candidatura da mesma nas próximas eleições.

Nesse caso, os blogueiros poderiam ter realizado várias análises e debatido sobre o assunto. No entanto, por vezes, a ação era de apenas de divulgar o que tinha acabado de chegar na caixa de e-mail. Outro momento aconteceu durante a divulgação sobre a campanha de vacinação, que no Brasil inteiro foi lançado no dia 22, mas em Petrolina as doses começaram a ser disponibilizadas no dia 26 de abril. 

Ao falar sobre esse assunto em outros veículos, a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Petrolina, afirmou que a não disponibilização foi causada por conta do feriado prolongado que antecedeu o início da campanha. No entanto, nas cidades vizinhas da região, como Salgueiro e Juazeiro, as doses foram disponibilizadas, mesmo com o feriado prolongado.

A população pode ser prejudica por conta do atraso da distribuição, a exemplo a meta pode não ser atingida. Os grupos de risco podem não ser todos vacinados o que pode gerar transtornos e preocupações. 

Não é condenável o uso de releases, muito pelo contrário, eles são os aliados das reportagens. É através do que está sendo realizado que os veículos de comunicação realizam suas produções. O que deve acontecer é a interpretação desse suporte, de que forma pode-se tratar determinado assunto? A análise do discurso não deve girar somente em volta dos assuntos políticos, mas de como as suas ações e comportamentos podem refletir diretamente no cotidiano da população.

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