quarta-feira, 9 de julho de 2014

Pré e o pós primeiro jogo do brasil na imprensa local

Por: Gisele Ramos

É incrível o impacto que um evento de grande porte como uma Copa do Mundo tem sobre algumas pessoas. Expectativa é criada e, mais do que isso, por causa dos jogos, muitos hábitos são mudados. O curioso é observar que, ao menos no cenário local, essa “mudança” de hábito não diz respeito apenas aos torcedores, mas também a uma parte dos veículos de imprensa online local.

Observando com cuidado a cobertura dos blogs Gazzeta, Carlos Britto e Geraldo José e nos 4 dias que precederam o jogo de estreia da seleção contra a Croácia, fica clara uma mudança de postura em relação ao que vinha sendo retratado, mesmo que, em alguns, isso fique mais claro. Já foi assunto, em textos anteriores, a pauta da falta de regionalização da Copa, coisa que finalmente foi colocada em pauta.

Com matérias como a de “um aplicativo para acompanhar os jogos” (Gazzeta), “os melhores bares de Petrolina para se assistir ao jogo” (Geraldo José), “Horários de funcionamento dos estabelecimentos da cidade no dia” (Gazzeta e Carlos Britto),” a preparação dos diversos bairros que se pintaram para receber a seleção” (Gazzeta), entre outras, o jornalismo regional cumpriu, em parte, oseu papel de se aproximar da população. Deixou de tratar a Copa comouma realidade reservada às capitais  do país e a aproximou do interior.

Claro que algumas matérias assumiram muito a cara de release e pecavam em conceitos básicos de jornalismo online (como a falta de uma suíte e a ausência de hiperlinks), mas em comparação ao tratamento anteriormente dado à Copa de acordo com nossa realidade, é um avanço.

Outra mudança percebida é a presença de diversos artigos opinativos escritos pelos leitores, prática mais constante no Gazzeta e no Carlos Britto. Abrir esse espaço para o público é tão importante quanto publicar matérias da realidade, pois faz com que o mesmo também se sinta uma engrenagem do processo.

Obviamente, as matérias de cunho nacional (coletiva do Filipão, guia para entender a copa, histórico da seleção) não deixaram de existir. Elas continuam (e continuam com cara de release, sem nenhum aprofundamento), mas, dessa vez, dividindo espaço com o meu, o seu e o nosso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário