segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A Espetacular Vida de Suzane von Richthofen

Capítulo de Hoje: O Casamento
Por: Juciane Aleixo

Um casal foi encontrado morto dentro de casa em um bairro nobre de São Paulo no dia 31 de outubro de 2002. As investigações iniciais trabalhavam com a hipótese de assalto, mas dias depois foi descoberto que Manfred e Marísia von Richthofen foram assassinados pelos irmãos Daniel e Christian Cravinhos, a mando de Suzane von Richthofen, filha deles.

Jovem, bonita, pertencente a classe alta e assassina dos próprios pais. O caso reunia vários elementos a serem explorados pela mídia, que  não demorou muito a repercuti-lo em todo país.  Rádio, televisão e impresso traziam diariamente novas informações envolvendo o caso. Uma novela que até hoje ainda rende capítulos na imprensa brasileira.

Suzane foi julgada e condenada pela morte dos pais no ano de 2006 e sempre que um fato novo acontece na vida dela, é amplamente divulgado pela mídia nacional. A novidade da vez é o casamento da presidiária com a também detenta Sandra Regina Ruiz, condenada por sequestro e assassinato.

Logo os veículos começaram a explorar a união do casal. O Jornal Correio, por exemplo, trouxe em sua matéria de capa de hoje, 30/10, o perfil da companheira de Suzane. "O casamento de Suzane von Richthofen com Sandra Gomes é o babado do momento", diz o texto da manchete. O termo babado do momento e uma fotomontagem com Suzane vestida de noiva ao lado de Sandra vestida com smoking já nos dão indício de como foi feito o encaminhamento da matéria.

A reportagem tem como título "Drão, o amor de Suzane" e subtítulo "Quem é Sandrão? Foi ela que roubou o coração de von Richthofen". Não fosse o sobrenome já conhecido, não seria difícil pensar que se trataria de mais uma notícia sobre celebridades em um portal de fofoca qualquer.

O jornal aborda o caso com sensacionalismo, enfatizando acontecimentos que não são relevantes para a sociedade. O que acrescentará ao leitor, em termos de conhecimento crítico, saber quem é a esposa de Suzane von Richthofen?

Assim a notícia foi tratada apenas como mercadoria. Tratar uma condenada pela justiça como celebridade não deveria ser o papel dos jornais, mas essa tem sido uma tendência da mídia na sociedade contemporânea: transformar fatos em espetáculos e tratar as notícias como entretenimento.

Os veículos estão, cada vez mais, tirando o foco da informação e destacando histórias sensacionalistas, visando atrair os leitores para comprar jornal. Assim, o jornalismo ao invés de levar as pessoas a refletirem criticamente está apenas alimentando o público com notícias sem conteúdo relevante, visando o lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário