quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Vandalismo ou Liberdade de expressão?

Por: Aparecida Débora Sousa Pereira


A revista Veja, da editora Abril, fez uma grande reportagem e destacou em sua capa o caso da corrupção da Petrobras e que o Ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva e a Presidenta Dilma Rouseff, “sabiam tudo”. A revista foi antecipada em um dia, do convencional das publicações. Esta que levou cerca de 200 pessoas a protestarem em frente a porta da editora, com muita sujeira e pichação, esse protesto foi repudiado pela mídia, e os presidenciáveis também falaram a respeito. A Associação Nacional dos Jornais relatou como lamentável e intolerante a ação e que as pessoas não sabem conviver com a democracia e nem tão pouco a liberdade de imprensa.

Os manifestantes são integrantes da União da Juventude Socialista e alegam que o protesto não estava condenando a liberdade de imprensa, mas por estar em período eleitoral, uma revista de grande relevância nacional, relatar um fato de grande repercussão e que já estão sendo apurados e os envolvidos já condenados, colocar na capa a atual Presidenta e o Ex- Presidente Lula, com uma afirmativa “sabiam tudo”, isso dois dias antes das eleições foi no mínimo um ato que a Veja estava querendo “mudar” o rumo das eleições.

Considerar um protesto sempre como liberdade de expressão, está nos autos da democracia, onde as pessoas têm livre arbítrio para decidir o que é melhor e associável a sua vida. Agora manchar a imagem pública ou privada de determinada entidade, com sujeira e pichações, está relacionado a Vandalismo.  Entidades midiáticas querem esconder, ou ao menos tentar esconder que não era a intenção modificar os rumos das eleições, mas como, faltando menos de quarenta e oito horas para a votação, e a revista muda o dia de sua publicação e ainda faz propaganda da edição nas mídias? Querer trabalhar a ação dos populares para esquecer a barbaridade em tal edição da Veja é minimamente intolerável. Até onde vão usar a mídia como o quarto poder para influenciar e até mesmo modificar os ideais da população? 

A mídia está sendo usada como álibi pelas grandes empresas jornalísticas, em que seus objetivos estão inseridos claramente na forma como são conduzidas as matérias, entrevistas, como e quando são disponibilizados para a sociedade. Este procedimento fere ativamente a pratica jornalística que é estudada, onde deve ser cumprido a objetividade e imparcialidade, tentar implantar informações em determinados períodos, em especial o eleitoral, é desonesto e ilegal, por colocar apenas o que é de interesse da empresa, órgão individual.
 
 

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