segunda-feira, 17 de novembro de 2014

"Blogs - Amigo ou Inimigo do Bom Jornalismo?"

Por: Krishnamurti Silva de Lima
               
O quadro "Proteste Já" do programa CQC - Custe o Que Custar - da Rede Bandeirantes tem por sua essência acatar denúncias da população sobre irregularidades governamentais e ir investigá-los, interrogando os possíveis responsáveis e buscando soluções para as problemáticas que perturbem o bem-estar da localidade. Mesmo que caracterizado como um programa de Infotenimento (Termo criado por Dejavite [2006] que significa "informação com entretenimento"), os princípios básicos do jornalismo nesse quadro são respeitados, como a apuração dos fatos, a presença das fontes fundamentais que ilustram o problema, e a tentativa de ouvir todos os lados citados nessa problemática. Por enfrentar quase sempre autoridades políticas, os repórteres mexem com os brios dos representantes ao questionar tais anomalias públicas e provocam uma tensão que nem sempre terminam só em diálogos acalorados ou na falta total dele; Agressões e calúnias são frequentemente visíveis. 
            No começo da última semana de Outubro (26), a equipe do CQC com o repórter Oscar Filho foi até a cidade de Caxias, no Maranhão. O tema a ser abordado era o grande número da mortalidade infantil que o hospital municipal da cidade passou a apresentar nos últimos meses. Entre parentes das vítimas da situação e populares, o prefeito de Caxias, Léo Coutinho (PSB) também foi procurado para dar sua explicação sobre essa situação. No auge da entrevista, os ânimos de ambos se exaltaram e o prefeito foi chamado pelo repórter de "sem caráter" por se esquivar das perguntas feitas. - Por mais que o profissional da impressa seja humano e tenha sentimentos, o respeito ao entrevistado é imprescindível -. Após o término da fabricação da matéria, notícias surgiram em blogs atestando o acontecido, mas um em especial tratou-se de julgar o acontecimento revertendo e desqualificando o jornalista. O título e sua matéria apresentando discurso odioso e com termos risíveis apontava que o repórter estaria sob efeito de psicoativos e além de ofendido o representante majoritário de Caxias, teria contratado os serviços de profissionais do sexo e não pagado. A matéria não apresentava nenhuma prova concreta sobre tais atos, somente vídeos amadores contendo a entrevista que virou bate-boca.
                O termo blog – que a priori surgiu como weblog – brotou na internet antes dos anos 2000. Em tradução livre, blog significa “diário da rede” e fundamentalmente surgiu para que os seus donos postassem informações constantes sobre suas próprias vidas. Se no final de 2000, a quantidade de blogs mal chegava a 50, três anos depois mais de quatro milhões já apareciam na “blogosfera” abrangendo seu significado; Agora abarcam também o âmbito corporativo, organizacional e o jornalístico.
            A constatação que se pode ser feita sobre o uso dos blogs para as características jornalísticas é a que se valendo do anonimato da Internet, muitos se aproveitam para divulgar informações inverídicas e caluniosas sobre um grupo ou alguma pessoa em específico – como no caso da “pseudo-notícia” analisada nesse texto. O Marco Civil da Internet sancionado pela Presidenta Dilma Rousseff em Junho desse ano rege, entre outras coisas, que em caso de calúnia e difamação, o provedor que hospeda o blog caluniador deve também ser processo e medidas legais para o descobrimento do seu autor serão automaticamente feitas.

A discussão sobre o papel dos blogs no jornalismo tem vários vieses, mas um dos principais é o papel que esse deve apresentar para um bom cumprimento das normas dessa nobre profissão, pois o que entendemos é que a internet é um meio hoje, sine qua non para o jornalismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário